LIGHT MANAGEMENT:

TECNOLOGIAS DE GERENCIAMENTO DE ILUMINAÇÃO


As tecnologias de gerenciamento de iluminação fazem referência ao dispositivo físico que será utilizado para implantar uma estratégia específica e ao método de funcionamento do dispositivo (sensores infravermelhos passivos, ultrasônicos ou de tecnologia dupla, temporizadores ou reguladores da intensidade).

Sensores de presença

Os sensores de presença utilizam uma série de tecnologias para detectar a presença dos ocupantes e enviar os sinais adequados para a iluminação da área.

Tecnologia PIR

A tecnologia infravermelha passiva detecta a presença por sua reação às fontes de energia infravermelha, como é o caso do corpo humano em movimento. Pela identificação da diferença entre tais fontes de energia e o ambiente ao redor, o sensor pode localizar os ocupantes e enviar um sinal às luzes para que se acendam. Para funcionar corretamente, os sensores PIR necessitam uma linha de visão direta que abranja toda a área de cobertura.

Tecnologia ultra-sônica

Este tipo de sensor de ocupação utiliza os sinais Doppler para detectar os ocupantes. O sensor emite ondas em frequência ultra-sônica que rebatem nos objetos que estão na área coberta e retornam ao sensor, que então, mede o tempo que as ondas demoram a voltar. Quando existe movimento na área, estas ondas voltam para o receptor do sensor em diferentes freqüências, o que gera a detecção da presença. Esta tecnologia é ideal para aplicações nas quais o sensor não pode ter uma linha de visão dos ocupantes ou quando os níveis de atividade sejam muito baixos.

Tecnologia dupla

Os sensores de presença que utilizam várias tecnologias de detecção costumam ser denominados dispositivos híbridos, "de tecnologia dupla" ou "duais". Normalmente utilizam tecnologias PIR e ultra-sônica, através das quais as luzes se acendem quando ambas as tecnologias detectam a presença, e permanecem acessas enquanto alguma das tecnologias de detecção continua detectando a ocupação.

Ajuste de acordo com a luz natural

A função de nível de luminosidade mantém a iluminação apagada quando os níveis de luz natural estão acima do nível pré-determinado. Esta configuração é regulável e pode ser alterada a qualquer instante. Está disponível em todos os sensores de teto da Legrand. Por padrão, esta função está ativada.


Interruptores temporizados


Estes dispositivos, sejam mecânicos ou eletrônicos, acendem e apagam as luzes após um intervalo específico. O intervalo pode ser regulado para cobrir as necessidades do ocupante, podendo variar normalmente de períodos breves de 5 minutos a intervalos de até 12 horas. Com freqüência, estes interruptores substituem os interruptores de parede convencionais sem necessidade de cabos adicionais. Os interruptores temporizados são práticos em áreas de uso freqüente por períodos curtos, como estoques ou salas de controle, locais de armazenamento e corredores entre estantes de livros em livrarias.


Controles de intensidade


Para um controle customizado das áreas de trabalho, os usuários podem utilizar controles remotos que acendem e apagam a iluminação, ou que regulam o nível de intensidade. Estes tipos de controles são de especial utilidade na hora de realizar ajustes em função das tarefas, já que o usuário pode ajustar o nível de iluminação necessário de acordo com suas tarefas específicas.